Chamada pública de divulgação científica para projetos jornalísticos

Qual é o papel da ciência no Brasil de amanhã? 2022 é um ano estratégico para falarmos sobre como a ciência está diretamente relacionada à política, economia, saúde, cultura, sociedade e desenvolvimento.

Por isso, a nova chamada pública de divulgação científica do Instituto Serrapilheira vai apoiar projetos jornalísticos ousados que investiguem e informem a complexa relação entre a ciência e temas de interesse público, levando em conta o contexto atual. As propostas podem ser enviadas a partir de 30 de maio até 6 de junho

A chamada é aberta a jornalistas, equipes jornalísticas, empresas e organizações que possam comprovar experiência e sólida capacidade de distribuição. Os candidatos devem incluir em sua proposta uma carta de compromisso do veículo de comunicação que irá publicar o trabalho – freelancers também são elegíveis, desde que cumpram esse requisito. Jornalistas correspondentes e veículos estrangeiros também podem se candidatar.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar um plano de como abordar a seguinte questão: “Qual o papel da ciência no Brasil de amanhã?”, em qualquer formato de publicação jornalística – impressa, digital, multimídia, audiovisual, fotojornalística etc. Um comitê independente avaliará a qualidade dos argumentos apresentados na proposta, a experiência do proponente, a capacidade de alcance do veículo, a demonstração de capacidade operacional para executar o projeto e a compatibilidade entre as atividades, produtos e o orçamento apresentado.

Serão selecionadas até dez propostas, que receberão até R$ 50 mil, cada, para execução dos projetos. O anúncio dos selecionados será no dia 30 de junho, e os trabalhos deverão ser publicados até 1º de outubro.

Confira o edital completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *